Abertas as inscrições para Oficina de Dança Contemporânea em Vitória

Sônia Destri

Sônia Destri

 

 

 

 

 

 

 

 

VITÓRIA – Estão abertas as inscrições gratuitas para a oficina de dança “Dinâmicas urbanas”, com a coreógrafa Sônia Destri. A atividade visa a promover a formação e capacitação nas diversas modalidades artísticas, contribuindo para o aprimoramento da classe cultural capixaba e para a democratização do acesso da população às cadeias produtivas da cultura.

A oficina vai acontecer entre os dias 09 e 12 de outubro, no Centro de Educação Física da Ufes, em Vitória. Podem se inscrever quaisquer pessoas na faixa etária entre 14 e 26 anos, não havendo necessidade de formação acadêmica, de conhecimento da linguagem de rua, de dança contemporânea ou de hip hop. As vagas são limitadas.

Sobre a oficina

A dança urbana contemporânea envolve a ideia de liberdade. É permitido, portanto, apropriar-se de diversas técnicas e linguagens, e organizadamente descobrir novas parcerias que sejam urbanas e dinâmicas.

A ideia da oficina “Dinâmicas urbanas” é criar uma movimentação urbana e desenvolver situações de aprendizagem nas quais o participante se sinta confortável e confiante, tanto no aprendizado e na execução da rotina de exercício quanto nas sequências coreográficas. Construir um olhar diferente sobre algo já conhecido para dançarinos com formação acadêmica e uma experiência nova para quem não tem formação alguma em dança.

A rotina da oficina consiste em aquecimento, equilíbrio, percepção do espaço, deslocamentos, consciência corporal, técnicas de dança urbana e contemporânea; exercícios de resistência e força, condicionamento e alongamento, exercícios coletivos e em dupla; criação de novas dinâmicas e sequências coreográficas que serão executadas ao final das aulas. As técnicas da dança de rua a que a oficina se propõe a ensinar: popping, locking, break dance e house dance.

Sobre a coreógrafa

A oficina de dança “Dinâmicas Urbanas” será ministrada pela coreógrafa, diretora, dancing designer, educadora e produtora Sônia Destri.

Em quase 35 anos de trabalho, Sônia Destri Lie movimentou-se dentro e fora do Brasil. Se formou em Ballet na Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, em Curitiba. Foi do balé ao jazz, da dança contemporânea até o trabalho em musicais de teatro, dirigindo e coreografando em televisão e cinema, alinhando-se com mestres como Tatiana Leskova, Marly Tavares, Lennie Dale e assinando coreografia de projetos artísticos envolvendo Maurício Sherman, Marília Pêra e Lúcia Murat, para citar alguns.

Recebeu bolsa de estudos da New York University e participou como convidada nas oficinas internacionais da coreógrafa Twyala Tharp. Recebeu premiação de melhor coreógrafa pelo Conceil International de La Danse/ Unesco, além de Menção Honrosa de melhor roteiro pela Ford Foundation.

Entre Europa e EUA, fez formação na escola da Pina Bausch, se dedicou às técnicas de Alvin Nikolais, Martha Graham e Jose Limon. Mas, foi na Alemanha que conheceu a pulsação atual de sua carreira, a dança urbana, que culminou com a formação da Companhia Urbana de Dança.

Nos anos 1990, Sônia Destri se mudou para a Alemanha e recebeu um convite para lecionar na Tanz Haus, em Düsseldorf, onde ministrou aulas sobre as técnicas de dança contemporânea, balé clássico e brazilian jazz.

Entre 2008 e 2009, já de volta ao Rio de Janeiro, fez parte do Projeto de Residência Artística do Sesc/Rio. Em 2009 a peça “Suíte Funk”, criada por Sônia Destri, foi considerada um dos dez melhores espetáculos da cena carioca e logo seguiu para a Bienal de Lyon, onde a coreografa já havia participado com o espetáculo “ZIRIGUIDUM”, em 2006.

De 2009 a 2012, fez o Circuito Sesc no Rio de Janeiro, Viagem Teatral pelo Sesi de São Paulo, Festival de Inverno e Circuito Cultural da SEC/RJ, além de temporadas no projeto Caixa Cultural de Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba. Marcou presença nos Festivais Panorama de Dança, do Projeto Entrando na Dança, no Tangolomango, Festival Internacional de Recife, Manaus e oficinas gratuitas em projetos da Funarte pelo Brasil.

Sônia Destri é diretora da Companhia Urbana de Dança desde a sua fundação, em 2004. A companhia é formada por jovens moradores de áreas populares na cidade do Rio de Janeiro, que seriam facilmente incluídos nas estatísticas de violência, mas têm na Companhia um espaço de expressão artística, socialização e formação, onde suas vivências são incorporadas como material de criação.

O reconhecimento do talento artístico da Companhia Urbana de Dança vem sendo acompanhado por um compromisso com a formação de plateias e multiplicação das experiências em oficinas e workshops.

Com a Companhia recebeu o Prêmio de Montagem Cênica 2011-SEC RJ / Petrobras e o Fundo de Apoio a Dança – Prefeitura do Rio (FADA).

Sônia Destri participou dos festivais internacionais como Biennale de La Danse de Lyon, em 2006 e 2008; Festival Hoptimum e Musau Quai Branly, em Paris; Festival Biarritiz e Suresnes. Nos Estados Unidos esteve como palestrante e oficineira, além de coreógrafa, nos festivais Fall for Dance e Peak Performance, ambos em Nova York, e o Festival Jacobs Pillow, em Massachusetts.

Teve sua trilha de “ID Entidades” indicada ao Prêmio Bessies (Nova York), e esse espetáculo foi considerado TOP 10 pelo Time Out, The New York Times, no ano de 2010. Em 2014 faz sua primeira temporada nos Estados Unidos, passando por dez cidades.

Serviço:

Oficina de dança “Dinâmicas urbanas”

Instrutora: Sônia Destri
Período: 09 a 12 de outubro de 2014
Horários: 5ª e 6ª feiras: das 13 às 18 horas / sábado e domingo: das 08 às 13 horas
Carga horária: 20 horas
Público-alvo: oficina aberta ao público em geral
Faixa etária: 14 a 26 anos.

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro de Educação Física – Campus Goiabeiras, Vitória
Realização: Fundação Nacional de Artes (Funarte) / Secretaria de Estado da Cultura
Apoio: Universidade Federal do Espírito Santo
Informações: (27) 3636-7135/3636-7136 / formacaosecult@gmail.com

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no Site da Secretaria de Estado da Cultura e enviar para o e-mail formacaosecult@gmail.com, até a próxima terça-feira (07/10).