Alunos promovem exposição que resgata valores e tradição do Centro Histórico de Vitória

 

Palácio Anchieta no Centro Histórico de Vitória

 

Aproximar as crianças e os adolescentes da arte. Esse é o objetivo do projeto “Mais Cultura nas Escolas”, uma iniciativa para beneficiar artistas, agentes culturais e escolas da rede municipal.

O resultado da primeira ação é “Papelando”, exposição com trabalhos desenvolvidos na oficina “Construções Artísticas Tridimensionais”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro.

No trabalho, orientado pela artista Luara Monteiro, os alunos mostram toda sua criatividade usando o papel como material artístico. A abertura da mostra acontece no dia 16, às 18h30, na própria Emef, situada à praça Irmã Josepha Hosanah, s/nº.

As atividades aconteceram no contraturno escolar e contaram com a participação de 48 estudantes. “As atividades acontecem a partir do projeto Atelier – Emef SVP -, um espaço aberto para vivências múltiplas no campo da arte, que se constrói através do fazer colaborativo e a socialização de ideias”, explicou Luara.

O projeto “Mais Cultura nas Escolas” é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Cultura (Minc) e conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura (Semc) e Educação (Seme).

Oficinas
Ainda vão acontecer mais quatro oficinas para trabalhar linguagens diferentes como a fotografia, a intervenção urbana e o audiovisual. A próxima oficina, que está prevista para o dia 7 de outubro, é de performance e será desenvolvida sob a orientação da atriz/educadora Alexandra Bertoli.

“São oficinas interligadas com vistas à apreciação estética, à contextualização da arte urbana e ao fazer artístico, tendo como principal eixo norteador o acervo patrimonial da cidade”, disse Luara.

Ela completou: “O projeto tem como objetivo proporcionar a ampliação do repertório cultural e artístico da comunidade escolar a partir da proposição de um espaço aberto a experiências estéticas, à produção artística coletiva e à pesquisa patrimonial. A atividade ‘Atelier’ teve como eixos norteadores o mapeamento, a pesquisa, a valorização e a divulgação do rico patrimônio histórico presente no território da Emef São Vicente de Paulo: o Centro Histórico de Vitória”.

Serviço:

Mais Cultura nas Escolas – Papelando

Abertura: 16 de outubro, às 18h30

Local: Emef São Vicente de Paulo – praça Irmã Josefa Hosana, Centro