Casa da Cultura de São Mateus será entregue em maio

Casa da Cultura de São Mateus

 

Antes do início do Ciclo do Café, no século XIX, a região de São Mateus já chamava a atenção pela bela arquitetura de seus casarios coloniais. Este conjunto deu origem ao Sítio Histórico de São Mateus que abriga a Casa da Cultura Largo do Chafariz, um casarão antigo que atualmente sedia a Secretaria de Cultura da região. Para restaurar a memória e a beleza do local, em outubro de 2015 a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou a reforma da Casa da Cultura, que será entregue em maio e terá uma novidade: será um espaço multiuso para atividades culturais.

Durante a reforma, foram feitas as seguintes modificações: substituição dos pisos, recuperação das fachadas, construção de calçadas e rampas de acessibilidade, revisão de toda a rede elétrica e sanitária, iluminação interna e equipamentos para apresentações culturais e exposições, climatização dos ambientes.

Para o professor de dança do Projeto Belas Artes, Marcelo Oliveira, reformar o casarão Largo do Chafariz é dizer à comunidade local que sua história tem valor e assim contribuir para o desenvolvimento individual de cada morador. “O projeto e o casarão estão localizados em uma região de grande importância histórica para a cidade e para a identidade da população. Há uma expressão que diz que para escravizar um povo basta tirar-lhe sua cultura, pensando nisto, acredito que para potencializar a existência de uma população devemos valorizar sua cultura”, afirma.

Requalificação Urbana

O sítio Histórico de São Mateus e as demais vias de entorno também irão passar por obras de requalificação urbana. O objetivo é melhorar as condições gerais de mobilidade nas vias do perímetro da área de vizinhança, pavimentando todo o local. A execução do projeto será feita pela empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo. “De forma adequada, o projeto irá harmonizar a convivência entre os pedestres e moradores da região, considerando também características de acessibilidade. O pátio do sítio histórico é um impedimento para a realização de diversas atividades culturais, além de ser de difícil acesso”, afirma o secretário de Estado da Cultura João Gualberto Vasconcellos.

O valor da reforma é de R$ 1.118.752,44, custeado pelo Instituto Sincades em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura Municipal de São Mateus.

Histórico

Situado às margens do Rio Cricaré, o Sitio Histórico Porto de São Mateus traz em seu conjunto a mescla de passado e presente, sempre com grande conotação cultural. Prova disso é que o mesmo Porto que hoje pulsa com os projetos como o Ponto de Cultura Capoeira Dendê, o Escola de Dança Belas Artes, Ceramista – Hosana e Ângela, Artista Plástico Euclides Rampinelli, Projeto Reconstruindo a Vida – Tambores do Porto, Pousada e Restaurante Sambura, Sala Ciro Sodré, Projeto Violão no Porto – Marcos Assadi e Museu África Brasil – Maciel de Aguiar. É também aquele que representa parte importante da trajetória mateense e capixaba, sobretudo no que tange aos tempos de colônia e Império.