Comitê de Imprensa do STJ vai facilitar melhor diálogo entre Judiciário e Comunicadores

O presidente do STJ, Felix Fischer, fala na inauguração do comitê; ao seu lado, o ministro Marco Buzzi, a desembargadora convocada Marilza Maynard, a ministra Laurita Vaz e o secretário de Comunicação Social do STJ, Armando Cardoso. Na foto 2, o ministro Felix Fischer, o secretário Armando Cardoso e o jornalista Luiz Orlando Carneiro desatam a fita inaugural do comitê de Imprensa do STJ. .

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — Um espaço à altura da importância do trabalho dos jornalistas – foi como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu o Comitê de Imprensa, inaugurado na sexta-feira (9) na sede do Tribunal, em Brasília. Para o ministro Felix Fischer, a criação do novo espaço é um reconhecimento e uma dignificação à tarefa de informar, que ele considera indispensável à cidadania numa sociedade democrática.

“Inúmeras vezes encontrei jornalistas utilizando, desconfortavelmente, os pisos de nossas dependências como assento e as próprias pernas como mesa, quando no desempenho das suas atividades. É um ganho para a sociedade a imprensa ter um espaço para trabalhar de forma digna”, comentou o presidente do STJ. Segundo o ministro, a ideia é também incentivar a cobertura das sessões de julgamento no Tribunal.

Setorista que cobre há 20 anos o Poder Judiciário, o jornalista Luiz Orlando Carneiro, do Jornal do Brasil, avaliou que estava faltando no STJ um espaço como o novo comitê. “É uma iniciativa essencial. Para divulgarmos bem o trabalho do Judiciário, com velocidade, é preciso ter infraestrutura razoável. O espaço ficou nota dez”, afirmou.

“Temos de estar à vontade não só para colher a informação como para divulgar, mandar para a frente a notícia”, comentou o jornalista. “Hoje em dia, com o jornalismo on-line, a gente tem que trabalhar num ritmo veloz, sem prejudicar a qualidade da informação”, disse.

O Secretário de Comunicação Social do STJ, jornalista Armando Cardoso, lembrou que até hoje o único espaço semelhante para atendimento de jornalistas que havia no Poder Judiciário, em Brasília, era no Supremo Tribunal Federal (STF), espaço que ficou pequeno frente ao grande interesse da Imprensa pelos temas ligados à Justiça. “É uma nova era para a cobertura do Judiciário”, comemorou o secretário.

Prestigiaram a cerimônia de inauguração diversos jornalistas, além dos ministros Laurita Vaz e Marco Buzzi, e das desembargadoras convocadas Marilza Maynard e Diva Malerbi.

Estrutura

A proposta do novo espaço é oferecer aos profissionais de Imprensa melhores condições para o exercício de suas atividades no âmbito do Tribunal, facilitando o acompanhamento das sessões e de outros eventos de interesse jornalístico e oferecendo suporte para a produção e divulgação mais rápida das notícias.

Instalado no térreo do edifício dos Plenários, em área de 40 metros quadrados, o comitê está equipado com telefones, impressoras, computadores e acesso à internet, além de três monitores para acompanhamento ao vivo das sessões dos órgãos julgadores. Na sala do comitê, os jornalistas poderão fazer o cadastramento para terem acesso à rede de Internet sem fio do STJ.

Para comodidade ainda maior dos jornalistas que cobrem o setor judiciário, a Secretaria de Comunicação Social instituirá, em breve, o credenciamento permanente de profissionais da Imprensa, com o objetivo de facilitar o acesso às dependências do STJ.

Leia Mais Comitê de Imprensa do STJ vai facilitar melhor diálogo entre Judiciário e Comunicadores