Exposição “Modos de Usar:” no Museu de Arte do Espírito Santo

Obra de Elpídio Malaquias

 

VITÓRIA – Até março o público capixaba terá a oportunidade de visitar a exposição “Modos de usar:” em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), em Vitória. Na última quinta-feira (29) a mostra foi aberta inaugurando o calendário de exposições do ano. São trabalhos de seis artistas selecionados no Edital de Bolsa Ateliê (015/2013) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de 13 obras pertencentes ao acervo do MAES. O horário de funcionamento do museu é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h e a entrada é franca.

Para o historiador de arte e curador da exposição Julio Martins, “a exposição permite que o visitante entenda a inconclusão e o fluxo de produção dos trabalhos. O eixo que percorre as seis instalações selecionadas é a questão do uso, intitulando a mostra como ‘Modos de usar:’, fazendo um contraponto com algo contemplativo e uma ampliação da percepção, convocando os seus sentidos”, afirma.

Ainda segundo o curador, todos os trabalhos expressam alguma noção ampliada de “uso”: seja na proposição de usos alternativos da lógica museológica, ou no trato das imagens, seja na ambição crítica em relação às normatizações técnicas e de linguagem, nas exigências que endereçam à percepção. “Os artistas elaboram instâncias em aberto, ainda não finalizadas, convidando o espectador a envolver-se nas experiências e interagindo com as instalações”, diz Julio Martins.

As obras

As obras de Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Elpídio Malaquias, Nice Nascimento Avanza, Nelson Ramos e Raphael Samú, do acervo do museu, apresentam-se em diálogo com os trabalhos de arte contemporânea desenvolvidos através de pesquisas realizadas ao longo do Edital 015, dos artistas Daniel Zorzal, Gabriel Borem, Ludmila Cayres, Piatan Lube, Rubiane Maia e Thiago Arruda.

Serviço:

Exposição “Modos de usar:”
Visitação: 29 de janeiro a 29 de março
Local: Museu de Artes do Espírito Santo, Centro – Vitória ES
Horários: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h
sábados, domingos e feriados, das 10h ás 17h
Entrada franca
Telefone: 3132 8393