História dos 60 anos do Restaurante São Pedro da Praia do Suá é contada em livro

Livro Restaurante São Pedro de Andréia Curry

“Restaurante São Pedro – 60 anos de tradição em moqueca” é o título do livro que a escritora Andréia Curry lançará na segunda-feira (11/08), a partir das 18 horas, no próprio restaurante, na Praia do Suá. O livro, que também registra fatos da história de Vitória ao longo das últimas seis décadas, foi editado com apoio da Lei Rubem Braga.

Na obra, Andréia Curry conta a história do tradicional restaurante, que tinha à frente seus avós, Almerinda e Hercílio Alves da Silva, e que, por muitos anos, ostentou a posição de referência no Espírito Santo no preparo da legítima moqueca capixaba.

“A ideia do livro surgiu da necessidade de evitar que se percam seis décadas de histórias que aconteceram em torno das mesas fartas do restaurante. Temos aqui também um pouco da história de Vitória”, explicou a autora, manifestando satisfação por poder contribuir para o resgate dessa trajetória do restaurante São Pedro e de sua própria família.

Ela destacou que o restaurante era reduto de jornalistas e artistas e sempre foi frequentado também por autoridades e celebridades que visitavam Vitória. “De Luiz Carlos Prestes a Carlos Lacerda até generais almoçaram lá”, disse a autora, lembrando que o São Pedro recebeu inúmeras personalidades do teatro e da televisão, citando Fernanda Montenegro e Fernando Torres, e estrelas da música, como Sarah Vaughan e Clara Nunes. “Eles deixavam registrados e assinados muitos elogios nos livros de ouro da casa”, comentou.

Funcionamento – O restaurante São Pedro começou a funcionar de forma improvisada no início dos anos 1950, na cozinha do armazém da família, servindo almoço a engenheiros e outros funcionários que executavam as obras de aterro em Bento Ferreira e Praia do Suá. “O cardápio era variado, mas nos dias de moqueca fazia fila na porta”.

O livro “Restaurante São Pedro – 60 anos de tradição em moqueca” foi contemplado com a lei de incentivo cultural da Prefeitura de Vitória, Rubem Braga. “Fiquei impressionada com a Lei Rubem Braga e como esse projeto foi tão bem recebido”, disse Andréia Curry, que é jornalista e já escreveu outros dois livros: “Jardim da Penha” e a biografia do médico capixaba Dr. Jolindo Martins.

Serviço:

Lançamento do livro “Restaurante São Pedro – 60 anos de tradição em moqueca

No Restaurante São Pedro – Rua Desembargador Ferreira Coelho, 98 – Praia do Suá – Vitória ES

Segunda-feira (11/08/2014), a partir das 18 horas

Preço de lançamento do livro: R$ 30,00

Entrada gratuita