Inaugurada Ciclovia do Porto de Vitória

Ciclovia do Centro de Vitória

VITÓRIA – A bicicleta tem ganhado cada vez mais espaço em Vitória. Seja como alternativa para o trânsito intenso, atividade física ou meio de transporte para o trabalho e outros compromissos, as bikes são cada vez mais vistas nas cidades. Para atender a essa crescente demanda, a Prefeitura de Vitória tem investido na malha cicloviária da capital. O próximo espaço para uso exclusivo dos ciclistas é a ciclovia do Centro, no trecho do Porto de Vitória, inaugurada nesta terça-feira (3).

Com aproximadamente 800 metros, a ciclovia vai percorrer toda a extensão da calçada alta do Porto, entre a avenida Elias Miguel e a avenida Getúlio Vargas. O novo espaço será voltado, principalmente, para as pessoas que usam as bikes para ir trabalhar. O equipamento permitirá interligar a ciclovia da Vila Rubim à calçada compartilhada do Horto Mercado, na Enseada do Suá. Além da sinalização (pintura e placas), o local recebeu tachões.

“Desde o início desta gestão, estamos investindo na bicicleta como um meio de transporte saudável e sustentável. Com essa obra, garantimos que os ciclistas que já faziam esse percurso em meio aos carros possam percorrer esse trajeto em segurança, sem prejudicar o fluxo de veículos no Centro, uma vez que a ciclovia foi construída em um espaço que era utilizado como estacionamento por algumas pessoas”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, José Eduardo Oliveira.

O gerente de Concessões e Tarifas da Setran, Fernando Gomes Barbosa, de 36 anos, comemora a entrega da ciclovia do Centro. Segundo ele, que mora em Vila Velha e faz esse percurso todos os dias de bicicleta para trabalhar, essa obra é uma conquista para todos os ciclistas, moradores de Vitória ou não. “Esse trecho vai ser ótimo para a segurança dos ciclistas, que poderão andar no local tranquilamente, sem medo algum”, afirmou.

A obra, que tem 2,5 metros de largura, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, integra o plano de ampliação e interligação da malha cicloviária da capital. Em dezembro, foi inaugurada a ciclovia de 650 metros que liga a praia de Camburi à praça dos Namorados.