Jogo da Memória encerra programação da Exposição Teatro Estúdio

Galeria Homero Massena

 
 
VITÓRIA [ ABN NEWS ] — Nesta quinta-feira (05), às 19 horas, os artistas Ivna Messina e Deyvid Martins apresentam a performance “Jogo da Memória” dentro da exposição Teatro Estúdio, de autoria de Herbert Baioco, em cartaz na Galeria Homero Massena. A mostra chega a sua última semana e pode ser visitada até o dia 07 de março, com entrada é gratuita.

Uma continuidade do projeto “Isso não é flamenco”, a performance “Jogo da Memória” contará com demonstrações técnicas e fragmentos dos percursos profissionais dos dois artistas. Como elemento de composição, a dupla fará uso da autobiografia, do improviso e de intercessões. Essa atividade encerrará uma série de performances e apresentações que têm sido realizadas na exposição Teatro Estúdio desde o início deste ano.

Bailarina, artista visual e integrante do Grupo Z de Teatro, Ivna Messina desenvolve trabalhos em que as relações afetivas do corpo com o espaço acionam questões como a memória, o percurso e a presença. Em 2012, ela iniciou o projeto “Isso não é Flamenco”, ação que coloca em diálogo a sua formação em dança flamenca com artistas de diferentes linguagens.

Pianista e compositor, Deyvid Martins divide-se entre essas duas paixões no universo da música. Como pianista, se encontra na posição de eterno aprendiz do equilíbrio entre os repertórios, escutando desde a ritmicidade de Edu Lobo ao intenso exigido por Chopin, passando pela introspecção que há em um tema de Bill Evans. Na área da composição, busca atrelar seu trabalho a outras interfaces, como o cinema, o teatro e os games, o que lhe rendeu alguns prêmios em festivais de cinema e teatro.

Sobre a exposição

Entre 1977 e 1991, o Teatro Estúdio ocupou o último andar do Edifício das Fundações, imóvel em cujo térreo está instalada a Galeria Homero Massena desde 1977. Ao evocar o nome do aparelho que foi desativado há décadas, o trabalho de Herbert Baioco propõe permear as questões da memória e do pertencimento, por meio das percepções entre o corpo e a arquitetura enquanto ruínas urbanas na contemporaneidade.

Para isso, a instalação conta com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade capaz de gerar uma abordagem crítica da história daquele espaço.

A obra performa, ou o teatro encena, a partir do ativamento da instalação que acontece somente com a presença do público. Dessa maneira, a exposição depende da ação do espectador que, ao atravessar um palco formado por madeiras recolhidas do Teatro Estúdio, se torna ator e perfaz a ação poética por meio de seu percurso na galeria.

Após essa travessia, um dispositivo formado por engrenagem e projetor é acionado por um pedal de coser, que estará sempre em movimento, sinalizando o silêncio do agora e devorando as imagens projetadas do Edifício das Fundações. A exposição “Teatro Estúdio” foi contemplada pelo Edital nº 42/2013 da Secretaria de Estado da Cultura
do Espírito Santo (Secult).

Esse é o primeiro trabalho individual assinado por Hebert Baioco e contou com a orientação do pesquisador e artista visual Marcos Martins.

Serviço:

Teatro Estúdio – exposição de Herbert Baioco

Visitação: até 07 de março, de segunda à sábado, das 9 às 18h

“Jogo da Memória”, com Ivna Messina e Deyvid Martins

Dia 05 de março (quinta-feira)
Horário: das 19 às 21h
Local: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99 – Cidade Alta – Vitória ES)
Entrada gratuita