Mentalidade positiva é um dos segredos dos bem-sucedidos. Veja como alcançá-la

Alan Pakes
 
 
 
 
 
 
Alan Pakes
 
Um dos maiores segredos das pessoas bem-sucedidas é manter uma mentalidade positiva, mesmo diante de desafios. Para quem tem um negócio próprio ou busca uma maior valorização profissional, esse comportamento é muito importante, pois se manter positivo é uma das chaves para a persistência, que é um dos pilares do sucesso.

O especialista em empreendedorismo digital Alan Pakes admite, porém, que não é fácil ter uma atitude positiva quando encontramos problemas. “Eu mesmo já fui o oposto disso e deixava que as dificuldades me tirassem a calma, o sono e a lógica.”

Fundador do primeiro congresso online no Brasil, o CONAED, Pakes lembra que o maior problema quando nos desesperamos é não conseguir pensar normalmente e acreditar que não existe solução. “É esse tipo de armadilha que pode ser capaz de destruir, em segundos, um negócio de anos. As pessoas devem fugir desse pensamento.”

Para te ajudar a se manter otimista e positivo, confira 5 práticas:

1 – Encontre sua felicidade interior

Todos temos algo que nos faz seguir em frente, que nos anima, que dá forças e serve como energia propulsora para nossas ações. Pode ser a família, o amor, o sucesso, a fé, um hobby, viagens, etc. Seja o que for que te causa essa sensação, aproveite. Cultive isso diariamente dentro de você e se apegue ao que te mantém caminhando.

Coloque um lembrete ou símbolo que remeta ao que te faz feliz em um lugar você consiga ver diariamente, para não se esquecer e se manter inspirado.

2 – Gerencie o seu stress

A forma com que você lida com seu stress pode te salvar ou afundar, dependendo de qual for. Uma pesquisa de 2012, feita pela Stress Management Association (Associação Internacional do Controle de Stress), mostra que o Brasil é o segundo país do mundo com maior nível de stress. De cada 10 trabalhadores, 3 sofrem de estafa total, a Síndrome do Burnout. Mesmo em níveis mais baixos, o stress pode causar problemas físicos e psicológicos, como dores de cabeça, exaustão, pressão arterial elevada, problemas gastrointestinais, sensação de incapacidade e depressão.

Cada pessoa tem maneiras diferentes de aliviar o stress, então encontre a que funciona pra você. Cantar, pintar, dançar, escrever, fazer exercícios físicos, ouvir música e meditar são algumas formas eficazes e populares de se combater o desânimo. Reserve sempre espaço na sua agenda para alguma atividade prazerosa.

3 – Mantenha-se motivado

Muitas vezes, quando passamos por um processo longo como, por exemplo, ter um negócio próprio, acabamos esquecendo os motivos pelos quais estamos fazendo certas coisas. Lembre-se sempre o que te motivou a começar, quais as metas que já conquistou, quais ainda quer conquistar e qual o seu maior prêmio. E, então, mantenha o foco.

O sucesso leva tempo, persistência e confiança. Muitas pessoas tentam milhares de vezes antes de conseguir. Lembre-se: mesmo que você já tenha tentado várias vezes, a próxima pode ser a certa!

4 – Prepare-se para tudo, inclusive coisas boas

Não podemos prever o que vai acontecer, por isso esteja sempre preparado. Sim, coisas ruins podem acontecer, assim como coisas boas também e é preciso estar pronto para aproveitá-las.

Tenha a mente aberta e não deixe os acontecimentos negativos te derrubarem. E, se isso acontecer, levante-se! Você encontrará obstáculos e cometerá erros, então aceite-os e aprenda com eles.

Você também vai encontrar alegrias, oportunidades e várias situações maravilhosas. Certifique-se também de estar pronto para agarrar as oportunidades, viver seus sonhos e tirar o melhor proveito.

5 – Construa uma rede de contatos positiva

Jim Rohn, empreendedor, autor e palestrante motivacional norte-americano, diz que somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo. Costumamos nos aproximar de pessoas com a mesma visão e atitude que nós, e isso pode ser tanto bom quanto ruim. Se você tem uma visão negativa do mundo, pode acabar se aproximando de pessoas que pensam da mesma forma e, mesmo sem querer, elas vão te deixar pra baixo, pois também não conseguem ver uma solução.

Por outro lado, se você conviver com pessoas mais otimistas e confiantes, elas te ajudarão a ver sempre uma resposta, solução ou maneira de agir que seja positiva. Claro, não é preciso tirar as pessoas da sua vida, mas crie uma rede de contatos na qual você possa confiar e encontrar motivação!

“São várias as chaves do sucesso, mas eu aprendi, por experiência própria, que manter uma mentalidade positiva é, de longe, a mais importante. Através dela, fica muito mais fácil conquistar definitivamente todas as outras chaves”, finaliza Pakes.

Sobre Alan Pakes

Alan Pakes é Engenheiro de Computação, formado pela USP em 2002. É empreendedor e já fundou três companhias: a agência de intercâmbio Invista em Você, a empresa de tecnologia Atrians e a de marketing digital, Digital Summit. Com esta última, organizou o Conaed (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital).

O Conaed foi o primeiro congresso online do Brasil e teve sua primeira edição em setembro de 2013. A proposta é ajudar pessoas a alavancar um negócio existente ou a criar um negócio do zero com o poder da internet.
Alan ensina empreendedorismo e é expert em Marketing Digital.

Adicionalmente ao Conaed, ele já fez diversos lançamentos de produtos digitais pela internet.

Serviço:

www.conaed.com.br