Violonista Renan Simões lança CD Capixaba na Sala de Concerto Alceu Camargo

Violonista Renan Simões
Violonista Renan Simões lança CD na próxima sexta-feira (06/03) na Sala de Concerto Alceu Camargo, na Faculdade de Música do Espírito Santo

 
 

VITÓRIA [ ABN NEWS ] — Acontece nesta sexta-feira (06/03), às 20h, o lançamento do CD “Capixaba”, do violonista Renan Simões. O evento será realizado na Sala de Concerto Alceu Camargo, na Faculdade de Música do Espírito Santo, com entrada franca.

O álbum duplo é fruto da seleção de projetos para gravação de CDs de artistas capixabas realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e serão vendidos a R$ 20,00. Na ocasião o violonista fará uma pequena performance antes de autografar seu novo disco.

“Capixaba”

O registro, que transita entre o erudito e o popular, é dividido em Dia (o primeiro CD) e Noite (o segundo). Com obras de autoria do próprio violonista e também de outros compositores tais como: Carlos Cruz, Marcos Bentes, Marcos Zanandréa, Horácio Simões, Marcelo Rauta e Lauro Pecktor.

Renan Simões é doutorando em Música e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi orientado por Daniel Wolff e Leonardo Winter, e bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), orientado por Fabiano Mayer. Iniciou os seus estudos musicais com o pai, Horácio Simões, um talentoso músico amador.

Em 2014, lançou o EP autoral de violão solo Suíte pop/ Quatro miniaturas (Independente) e a coletânea Renan Simões interpreta compositores do Espírito Santo (Fames). Sua obra Quatro miniaturas, para violão solo, foi premiada com o Troféu Terezinha Dora na Mostra do Compositor Erudito Capixaba 2010, e seus Dois momentos bem distintos foram selecionados para integrar o CD Novas, de compositores brasileiros para violão. Em 2011, revisou e gravou duas obras do compositor capixaba Marcelo Rauta, no CD Rerigtiba – Obras de Marcelo Rauta: Miniaturinhazinhas, para violão solo, e Sonatina, para dois violões.

Entre 2010 e 2011 atuou como instrutor do Laboratório de Alta Performance em Instrumento (LAPI) da Fames. Em 2014, atuou como coordenador da Camerata Fames de Violões e do Duo Fames de Violões, além de instrutor do projeto Orquestra de Violões nas Escolas (Sedu/Fames). Atuou também como professor na Escola de Música Gabriel Camargo em 2011.

Apresentou recitais solo em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Natal (RN), Viçosa (MG), e em diversas cidades do Espírito Santo, além de concertos à frente da Orquestra de Câmara da Fames e da Orquestra Camerata Sesi.

Em concursos competitivos, recebeu vinte e duas premiações, destacando-se o 1° Lugar e Melhor Intérprete Capixaba no IX Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória/ES), 1° Lugar no XXVII Concurso Latino Americano Rosa Mística (Curitiba/PR), 1° Lugar no IV Concurso de Violão Erudito do Conservatório Musical Villa-Lobos (Osasco/SP), 1° Lugar e Melhor Intérprete de Música Brasileira no V Concurso Áurea Adnet de Música Erudita (Vitória/ES), 1° Lugar e Melhor Intérprete de Fred Schneiter no IV Concurso de Violão Fred Schneiter (Niterói/RJ), e 1° Lugar e Melhor Intérprete de Obra Portuguesa no XI Concurso Internacional Cidade do Fundão (Portugal).

Recebeu, em 2010, o prêmio de Honra ao Mérito da Fames, por ser o músico mais premiado da história da instituição. Participou de edições do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora/MG), Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP), Festival Nacional de Violão do Piauí (Teresina/PI), Festival de Violão da UFRGS (Porto Alegre/RS) e Festival Leo Brouwer (São Paulo/SP), onde participou de masterclass com o compositor.