Vitória alfabetizada, uma ação muito especial – Artigo de Luciano Rezende

Prefeito Luciano Rezende
Luciano Rezende é Prefeito de Vitória

O programa Vitória Alfabetizada, lançado recentemente, talvez seja a ação com a maior simbologia da nossa gestão, cujos resultados poderão transformar Vitória na primeira Capital da América Latina sem analfabetos em idade adulta.

Em pleno século 21, na era da internet, em um cenário altamente tecnológico e inovador é inadmissível que irmãos e irmãs nossos ainda não saibam ler e escrever. Em um mundo moderno, onde a transmissão de dados e conteúdos influenciam cada vez mais o dia a dia de todos, não podemos aceitar a exclusão da vida plena e da cidadania, pelo analfabetismo.

A idéia do Vitoria Alfabetizada nasceu de uma observação que fizemos ainda no período eleitoral. Todo candidato tem que estudar muito a sua cidade. Assim, estudamos finanças, dados sociais, econômicos, enfim pesquisamos muito. Um trabalho minucioso para bem elaborar nosso programa de governo.

Naquele período um fato nos chamou a atenção: dados do IBGE estimavam que Vitória tivesse 15 mil analfabetos adultos. No entanto, um levantamento mais preciso realizado após assumimos a Prefeitura revelou que quatro mil adultos entre 15 e 69 anos não sabem ler e escrever na Capital.

Daquela, constatação, surgiu a Vitória Alfabetizada. Uma ação que já começou mobilizando a sociedade: educadores, comunidades, lideranças, igrejas, trabalhadores, empresários, imprensa, enfim, todos com disposição de juntar esforços para alfabetizarmos quem ainda não teve esta oportunidade. Vamos interagir com essas pessoas de varias formas, alfabetizando em salas de aula, em espaços alternativos, empresarias, comunitários ou domiciliares. Essa é a grande novidade do projeto: o envolvimento de toda a cidade para alcançarmos nosso objetivo.