VITÓRIA [ ABN NEWS ] — A implantação do polo de abacaxi na Região Noroeste do Estado está a todo vapor. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) faz distribuição de mudas a produtores de diversos municípios capixabas.
Em Barra de São Francisco, quatro produtores rurais receberam mudas de abacaxi vitória. A ideia é montar unidades de observação no município e, posteriormente, difundir a cultura como alternativa para diversificar a produção. “Quando as mudas produzirem, esses quatro produtores pegarão o broto e começarão a espalhar com os vizinhos, a distribuir as mudas para o pessoal do entorno. Estas unidades de observação serão fundamentais para a formação de novas áreas de cultivo no município”, explicou Raoni Ludovino de Sá, engenheiro agrônomo do Incaper.
As unidades de observação permitem um acompanhamento técnico mais intensivo. “Vamos acompanhar o comportamento do abacaxi vitória no município no que se refere a solo, clima e outros aspectos técnicos. Além disso, vamos ver também como se comporta o mercado, auxiliando o produtor com relação à comercialização do produto”, complementou Raoni. Atualmente, as frutas que abastecem a região vêm do Sul do Estado. “A implantação do polo na Região Noroeste é um incentivo ao produtor para mudar este panorama”, finaliza.
Abacaxi Vitória
O Abacaxi Vitória é uma cultivar desenvolvida pelo Incaper, resistente à fusariose. A doença é causada por um fungo e já foi a principal ameaça às lavouras de abacaxi de todo o País. A coroa pequena não possui espinhos, o que facilita os tratos culturais. Além da elevada produtividade, o abacaxi vitória possui ótimas características de sabor, doçura e pode ser utilizado tanto para o consumo in natura quanto para atender à agroindústria.