A velocidade como diferencial empresarial

Natal Furucho

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Natal Furucho é Professor e Consultor Empresarial

 

No futuro “só haverá dois tipos de empresas, as rápidas e as mortas” – é discutível essa frase, não? Mas tome por base a grande rivalidade entre os dois maiores velocistas mundiais, o americano Tyson Gay e o jamaicano Usain Bolt. Tyson era o maior recordista mundial dos 100 metros rasos, seu desempenho era espetacular! Mas, algo inédito aconteceu no World Championship Track and Field em 2009, na Alemanha. Usain Bolt, em uma arrancada extraordinária, chegou à frente do seu maior rival e o venceu por apenas três décimos de segundo (0,3s), sabe-se lá o que é isso? É uma simples piscadela! O velocista jamaicano quebrou o recorde mundial e entrou para a história, literalmente, por uma fração de segundo. Que coisa impressionante, não? A diferença entre um vencedor e um perdedor foi determinada por um pequeno lapso de tempo.

No mercado, atualmente, as empresas letárgicas que demoram na tomada de decisões estão perdendo grandes negócios e oportunidades. E, isso se deve pela falta de gestão, onde se evidencia que o empresário não tem o conhecimento e o controle total sobre a situação administrativa e financeira do empreendimento. Ora, e sem conhecimento, a tomada de decisões fica comprometida, acarretando ineficiência nas negociações e, muito provavelmente, prejuízos. Se por um lado, sua empresa não pode perder dinheiro, o cliente, ávido por respostas, não vai se sujeitar a perder tempo. A velha máxima: “Tempo é dinheiro”, é mais acintosa hoje do que antes, e, infelizmente, a realidade nos mostra que muitos continuam atrasados no quesito tecnologia.

É triste ver que nossas empresas ainda buscam diferenciais para seus produtos ou serviços no preço e não nos valores adicionais e que são percebidos pelos clientes. Esses valores vão desde o cuidado com a qualidade, embalagem e apresentação do produto, ao atendimento e a velocidade na resposta aos conflitos. Não dá mais para procrastinar, ou a empresa age rápido ou ficará para trás! Não há mais tempo a perder com desculpas esfarrapadas. O consultor e Professor Luiz Marins, certa vez disse: “O cliente é desposta!” E, isso é uma grande verdade. Se você não trata-lo adequadamente, ele vai procurar outro fornecedor e o deixará sem o mínimo pudor. E, nunca é demais relembrar que o estabelecimento de um bom relacionamento leva tempo, mas se houver insatisfação ou desgaste, pode ser rompido e, ai, dificilmente voltará a ser o que era antes.

A velocidade é um diferencial extraordinário e, por isso, é cada vez mais exigido pelos clientes. Avalie quanto tempo se perde dentro da empresa em busca de respostas e soluções para situações simples, porque isso pode estar acarretando a perda de competitividade. Pare de investir em mobiliário, salas maiores e supérfluas que só lhe aumentam as despesas. Invista em tecnologias que possam diminuir os custos, aumentar a velocidade de ação e proporcionar aos clientes soluções. Clientes querem soluções! Pense nisso.

Se quiser assistir à vitória de Bolt acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=By1JQFxfLMM

 

Natal Furucho é Professor e Consultor Empresarial

natalfurucho@outlook.com

 
Fonte: ABN NEWS