Experiência do usuário torna-se uma grande aliada no desenvolvimento de produtos de software

Incorporar a visão, necessidade e experiência do usuário na missão do produto, é apresentado como diferenciais da Informant.

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Trabalhando aspectos de um determinado produto, sejam eles emocionais, visuais ou táteis, por exemplo, o User Experience tornou-se uma nova opção no desenvolvimento de softwares. Considerado um campo relativamente novo no mercado brasileiro, a Experiência do Usuário, como também é chamada, consiste basicamente em focar todo o projeto nos usuários, mesclando de forma inteligente a satisfação deles, atrelada ao objetivo de cada cliente. Como se sabe, interfaces tornaram-se o principal canal de interação entre o software e o usuário. E, se não forem bem planejadas, podem comprometer o sucesso do projeto como um todo.

Com uma equipe engajada, a Informant tem se destacado no mercado de SaaS (Software como Serviço), utilizando profissionais especializados em Design de Interação, que conseguem determinar o comportamento do sistema em resposta às ações dos usuários, definindo como ele interage com as funcionalidades, com base em conceitos ligados a usabilidade e o design.

“Testes de usabilidade e tecnologia de ponta são alguns requisitos importantes para o desenvolvimento de um software. Mas, algumas empresas erram em se preocupar apenas com o planejamento de negócio, tecnologia e a implementação do projeto. A atenção ao usuário durante a concepção e o desenvolvimento dos produtos é peça-chave para que as funcionalidades desenvolvidas sejam úteis, com uma boa usabilidade e mensagens compreensíveis, tratando assim o usuário de maneira privilegiada, graças a uma experiência cuidadosamente planejada. Como resultado, apresentamos um software de alto nível aos nossos clientes, que conseguem conquistar a confiança, preferência e fidelidade de seus usuários”, explica o sócio fundador da Informant, Diego Contezini.

Intimamente ligada a outras áreas, como Arquitetura da Informação, Design Gráfico, Front-end, Back-end e Conteúdo, a Experiência do Usuário torna-se uma ótima opção para proporcionar a toda a equipe um feedback sobre a usabilidade, performance, estética e necessidades do projeto, por meio da visão de um usuário. Ou seja, além de fatores que englobam as funções de um sistema, é preciso dar um ar mais humanizado ao desenvolvimento do produto, investindo em experiência, interações e mensagens amigáveis.

“Os especialistas da Informant que atuam com Design de Interação possuem o importante papel de entender as expectativas e reações dos usuários. Para promover a melhor comunicação e obter um feedback positivo em todas as áreas do produto, são analisados diversos pontos, como a segurança e a resposta positiva das ações, visando a construção de um produto que se adapte intimamente ao usuário. Este é um dos nossos diferenciais para entregar um produto funcional com qualidade, em diferentes segmentos”, finaliza um dos sócios da Informant, Diego Contezini.

Sobre a Informant

Especializada na prestação de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software, a Informant atua no mercado de SaaS (Software como Serviço), auxiliando na criação de empresas (startups) e produtos personalizados para novos mercados. Hoje, considerada um “atelier de softwares”, a empresa foi a primeira a atuar no Brasil com este foco, por apresentar como principal diferencial softwares customizados de acordo com o mercado de cada cliente. Com metodologia própria para o desenvolvimento de produtos, somada a experiência na criação de produtos SaaS no Brasil, a equipe formada por profissionais altamente capacitados, atua em todas as fases da criação de um produto, oferecendo além do desenvolvimento, consultoria de mercado e validação tecnológica. A empresa é uma das poucas no segmento a crescer 100% ao ano, desde a sua fundação, em 2007.

Serviço:

www.informant.com.br

Leia Mais Experiência do usuário torna-se uma grande aliada no desenvolvimento de produtos de software