Citrix Acelera “Caminho para a Nuvem” durante o Citrix Synergy Barcelona

Novas inovações, produtos e parcerias ajudam clientes de todos os portes a realizar a promessa da Nuvem

BARCELONA [ ABN NEWS ] — A Citrix revelou, durante a Citrix Synergy – a conferência onde os estilos móveis de trabalho e os serviços de nuvem se encontram -, o próximo passo em sua estratégia para ajudar clientes de qualquer porte a prestarem serviços de nuvem empresariais. Com o advento da Era da Nuvem Móvel, empresas do mundo inteiro estão buscando estratégias eficientes para aproveitar dos benefícios da computação em nuvem sem interromper seus modelos de negócios atuais. Os anúncios de hoje oferecem aos clientes um “Caminho para a Nuvem” simples e pragmático, facilitando a “transformação” de aplicativos e desktops Windows em serviços de nuvem, a “construção” de nuvens novas com a elasticidade e economia de escala demonstradas pela Amazon, “ligações” com nuvens de terceiros de menor custo e a “entrega” de uma grande variedade de aplicativos, dados e serviços de vídeo através de qualquer rede com o maior desempenho, confiabilidade e segurança.

Levando Windows para a Nuvem com o Projeto Avalon

Hoje, as operações da maioria das empresas são baseadas em Windows. Mas, muitos dos atuais aplicativos e desktops do Windows nunca foram projetados para um mundo dominado por milhões de novos dispositivos e nuvens dinâmicos que o usuário pode acessar de maneira independente. Para as empresas, esse cenário dificulta o aproveitamento das economias de escala e elasticidade da nuvem e, ao mesmo tempo, seu acompanhamento da crescente expectativa de estilos móveis de trabalho entre usuários.

Para a maioria dos clientes, o primeiro passo no “Caminho para a Nuvem” é de transformar seus atuais aplicativos e desktops Windows em serviços de nuvem mais flexíveis, que podem ser entregues para qualquer dispositivo com uma experiência de usuário rica e em alta definição. O Projeto Avalon, da Citrix, anunciado pela primeira vez durante a Synergy San Francisco, em maio, é uma solução eficaz projetada para fazer exatamente isso.

Durante a Synergy Barcelona na quinta (18), a Citrix anunciou que o Projeto Avalon será lançado em dois grandes releases – batizados com os codinomes Excalibur e Merlin. O release Excalibur, disponível durante esse trimestre como pré-estreia da tecnologia, deve simplificar muito esse processo, aproveitando da escalabilidade e dos serviços de multimídia ricos que são necessários para entregar aplicativos e desktops Windows a milhões de novos dispositivos no mercado consumidor. O Excalibur deve simplificar muito a gestão de aplicativos e desktops virtuais e para os clientes do Citrix XenApp e XenDesktop, o release representa um caminho unificado que permite projetar e entregar qualquer combinação de aplicativos e desktops virtuais a partir de um console de gestão comum, entregando esses aplicativos e desktops a usuários finais usando qualquer combinação de tecnologias de distribuição. O Excalibur também inclui o maior avanço na história da companhia para a tecnologia Citrix HD, com novidades que criam um novo patamar para vídeo, gráficos e mídia rica em dispositivos móveis, e a nova tecnologia HDX EdgeSight para análises e visibilidade de serviços em tempo real para garantir uma ótima experiência para o usuário móvel.

O release Merlin, disponível como pré-estreia da tecnologia durante o primeiro semestre de 2013, inclui arquiteturas de nuvem, autosserviço e flexibilidade de implementação para o XenApp e XenDesktop, e inclui tecnologias comprovadas de produtos como o Citrix CloudPlatform e Cloud Portal. Com isso, o cliente será capaz de implementar aplicativos e desktops Windows personalizados rapidamente dentro de um ambiente de nuvem flexível e privado em um ou vários locais, e usar as nuvens públicas como “capacidade sob demanda” para suportar flutuações em suas necessidades empresariais. Entregando o Windows como um serviço de nuvem, o Merlin também facilita a adoção de recursos novos no ritmo desejado pelo cliente, misturando e combinando versões diferentes do Windows Server, XenDesktop e XenApp em uma única nuvem híbrida e trabalhando com qualquer combinação de nuvens públicas e particulares.

Construindo Nuvens Novas

O segundo componente do “Caminho para a Nuvem” da Citrix foi desenvolvido para facilitar a criação de nuvens reais no estilo Amazon para qualquer cliente. Para acelerar a adoção em grande escala da computação em nuvem aberta e interoperável, a Citrix anunciou hoje maior suporte para o Citrix CloudPlatform, uma solução baseada no Apache CloudStack. A adoção do CloudStack está crescendo no mundo de código aberto. Com mais de 30.000 membros, o CloudStack é um dos projetos de código aberto de maior crescimento e atividade do mercado.

O CloudPlatform e o CloudStack também são sucessos comerciais. A Alcatel-Lucent, CA Technologies, Cisco e NetApp foram apresentadas hoje como novos parceiros estratégicos de tecnologia. Hoje, dez das maiores empresas de telecomunicações do mundo anunciaram que o Citrix CloudPlatform será adotado como padrão para suas ofertas em nuvem de próxima geração, entre as quais a BT, China Telecom, COLT, EVRY, IDC Frontier, KDDI, KT, NTT Communications, Orange Business Services e Slovak Telecom.

Acima de tudo, o CloudStack continua sua expansão com clientes do mundo inteiro, entre os quais empresas e provedores de serviços, implementando a solução. Com mais de 500 novas nuvens baseadas em CloudStack construídas todo mês, a presença do CloudStack é muito maior de qualquer plataforma de nuvem de código aberto concorrente. Muitos clientes mantenham mais de 1000 servidores em produção, com o maior cliente operando mais de 30.000 servidores físicos e continua agregando servidores adicionais todo mês. Em conjunto, esses clientes estão usando o CloudStack para viabilizar modelos de negócios comprovados, gerando mais de US$ 1 bilhões em receitas da nuvem apenas no ano passado.

Conectando com Nuvens de Terceiros

O terceiro elemento da estratégia de “Caminho para a Nuvem” da Citrix é de facilitar a conexão entre data centers e nuvens empresariais e serviços de nuvem externos. Nessa área, a peça central da estratégia da Citrix é o Citrix CloudBridge™, uma solução inovadora localizada na “porta dos fundos” de data centers corporativos, criando uma conexão segura, transparente e de alto desempenho com nuvens de terceiros. Para o cliente, essa abordagem permite aproveitar da capacidade elástica e de baixo custo de nuvens públicas com segurança, como se fossem uma extensão segura e integrada do sistema de gestão do seu atual data center.

Hoje, durante a Synergy, a Citrix anunciou duas iniciativas estratégicas para o CloudBridge. O novo Citrix CloudBridge para Amazon Web Services, disponível em novembro, permite migrar cargas de trabalho de produção entre data centers particulares e a nuvem da Amazon com segurança e transparência. Também será possível consumir o CloudBridge como serviço de nuvem da Amazon através de um modelo baseado em uso, facilitando a criação de projetos em nuvem de curto prazo sem a necessidade de investir em infraestrutura. O próximo Citrix CloudBridge para Microsoft Windows Azure deve oferecer os mesmos recursos aos clientes da nuvem Azure. O CloudBridge para Azure será disponível como pré-estreia técnica em dezembro.

Entregando Serviços de Nuvem Usando Redes de Próxima Geração

É essencial garantir a possibilidade entregar serviços executados em nuvens públicas ou privadas a qualquer dispositivo com o melhor desempenho, confiabilidade e segurança. O quarto pilar da estratégia “Caminho para a Nuvem” da Citrix é de criar uma rede robusta, pronta para a nuvem.

Durante a Synergy (15/19), a Citrix demonstrou a próxima geração do NetScaler NDX, sua plataforma de rede para distribuição consolidada de serviços. NetScaler® SDX, uma plataforma inédita, foi lançada em 2011 e permite executar até 40 instâncias virtuais do NetScaler em um único dispositivo compartilhado SDX e cada instância conta com total isolamento e independência. A Citrix está abrindo a plataforma NetScaler SDX para também suportar serviços de rede de outros fornecedores. Pela primeira vez, o cliente terá a oportunidade de unificar uma série de serviços de rede L4-7 em uma camada de controle de aplicativos integrada para provisionar esses aplicativos em redes de transporte existentes e com soluções SDN emergentes. Com a plataforma NetScaler NDX de próxima geração, o cliente também terá a capacidade de aplicar políticas para aplicativos em toda a rede, consolidando a entrega e automatizando a implementação de serviços de rede. Parceiros anunciando seu apoio para a nova plataforma aberta do NetScaler SDX incluem Aruba Networks, BlueCat Networks, CSE SecureMatrix, Palo Alto Networks, RSA, Splunk, Trend Micro, Venafi e Websense.

Concluindo as notícias sobre as redes em nuvem, a Citrix também anunciou uma nova tecnologia de análise UXI para a Citrix ByteMobile, a plataforma de otimização de vídeo para operadoras de redes móveis recentemente adquirida pela companhia. Com o advento da Era da Nuvem Móvel, as operadoras móveis constataram um crescimento explosivo do tráfego de rede, impulsionado pela combinação de novos dispositivos, conteúdo multimídia rico e de vídeo e redes de alta velocidade operando com as tecnologias 3G, 4G e LTE.

A nova tecnologia de análise UXI da ByteMobile detecta o desempenho de dados móveis na rede da operadora e oferece informações a respeito da experiência do usuário. Essas informações são analisadas em tempo real para criar um índice de experiência do usuário (UXI) com uma pontuação individual para cada assinante – com isso, o sistema ByteMobile ajusta as técnicas de otimização dos aplicativos e conteúdo para garantir a melhor experiência para cada usuário. A nova tecnologia UXI será disponibilizada como uma licença adicional para as mais de 130 operadoras de redes móveis em 60 países que já estão usando a Citrix ByteMobile para servir mais de 2 bilhões de assinantes do mundo inteiro.

Leia Mais Citrix Acelera “Caminho para a Nuvem” durante o Citrix Synergy Barcelona