Apresentações do Teatro de Bonecos da Guarda Municipal de Vitória serão retomadas


 

 

 

Teatro de Bonecos leva fantoches e temas variados para a diversão da criançada


VITÓRIA [ ABN NEWS ] — As apresentações do Teatro de Bonecos, uma iniciativa da Guarda Civil Municipal, vão voltar a animar as crianças em Vitória. Com o objetivo de ampliar o projeto social e reunir novos voluntários, a instituição apresenta nesta sexta-feira (1º) a peça “Desarme-se” aos novos agentes de trânsito e de proteção comunitária.

As apresentações ocorrerão no auditório do Palácio Municipal, às 9 horas e às 16 horas. Os espetáculos serão abertos a todos os servidores municipais e coordenadores educacionais que tiverem interesse em conhecer o projeto.

Os guardas municipais de Vitória interessados em fazer parte do Teatro de Bonecos podem realizar as inscrições entre 4 e 7 de agosto, na Coordenação de Ensino e Formação, localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).

O curso de formação terá 40 horas de duração e ocorrerá a partir do dia 11 de agosto, com oficinas de produção de texto, apresentação de histórias, manipulação e uso dos bonecos.

Projeto

O Teatro de Bonecos da Guarda Municipal utiliza cerca de 30 fantoches para despertar o interesse das crianças em assuntos como educação para o trânsito, violência, drogas, meio ambiente, saúde e cidadania. As apresentações acontecem em escolas, movimentos sociais e associações educativas.

De forma lúdica e criativa, os roteiros e peças são montados pelos próprios agentes. Entre os mais populares, estão “Água”, “Dona Morte pede Carona”, “Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Zoca e sua turma”, “Dengue”, “Cambaxirra” e “Desarme-se”.

Agente Mirim

Também entre 4 e 7 de agosto, estarão abertas as inscrições para o projeto Agente Mirim, que abrange oficinas e dinâmicas realizadas em escolas por agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal. O objetivo é fazer com que as crianças entendam os riscos no trânsito e ajam para melhorar a convivência entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, diminuindo conflitos e acidentes.

Os agentes mostram aos alunos o funcionamento das viaturas e outros equipamentos de fiscalização e de orientação do trânsito. Uma das atividades previstas é uma caminhada em volta da escola para observar a sinalização e o comportamento das pessoas e dos carros. Na sala de aula, os professores abordam o tema e ajudam as crianças a confeccionar cartazes de sinalização e outros trabalhos.

Informações sobre as duas inscrições podem ser adquiridas com a Coordenação de Ensino e Formação pelo telefone (27) 3382-6478.