VITÓRIA [ ABN NEWS ] — Os 108 anos de existência do Rotary Internacional foram lembrados em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santos (ALES) realizada na noite de terça-feira (21). Fundado em 1905 por Percy Harris, o Rotary reúne hoje 34 mil clubes no mundo inteiro e conta com 1,2 milhão de membros.
Durante o evento, houve exposição da história e da linha de atuação da entidade. No biênio 2012/2013, a atuação do Rotary tem sido orientada por um fórum pela paz global. As prioridades são erradicação da poliomielite, promoção da paz, combate a doenças, acesso à água limpa, assistência a mães e filhos, apoio à educação e ao desenvolvimento econômico.
A assistente da Coordenação de Imagem Pública do Rotary Internacional do Brasil, Denise Vieira dos Santos Gonçalves, lembrou que, apesar de já haver no mundo dois bilhões de crianças imunizadas contra a pólio, a doença ainda persiste na Nigéria, Paquistão e Afeganistão. “Na Índia não tem havido mais casos de pólio, mas, se não continuarmos com as ações naquele país, há uma ameaça de retorno da doença”, alertou.
Ela acrescentou que 1 bilhão de pessoas sofrem de doenças tropicais no mundo, e o Rotary procura levar médicos e vacinação a esse contingente, além de treinamento a profissionais de saúde. “Vivemos também um drama relacionado à água potável. Uma em cada seis pessoas não tem acesso à água limpa”.
A coordenadora do Movimento Paz Espírito Santo, Dalva Silva Souza, agradeceu o apoio que a iniciativa está recebendo do Rotary. “O Espírito Santo infelizmente continua no ranking dos estados mais violentos do País. Precisamos de um esforço conjunto para sair dessa situação. A solução para a violência não está apenas no Estado. É preciso que cada cidadão se conscientize de sua responsabilidade na disseminação da paz. E é isso o que estamos fazendo, inspirados na vida de humanistas como Gandhi, John Lenon, Madre Tereza de Calcutá e outras figuras que se eternizaram na história em função de sua dedicação à causa da paz mundial”, afirmou.
O proponente da sessão, deputado Marcelo Santos (PMDB), entregou diplomas aos representantes dos clubes do Rotary no Espírito Santo em homenagem ao trabalho dedicado à sociedade. “É um reconhecimento a essa instituição centenária que tem sido grande parceira do Estado no que diz respeito a políticas sociais. A importância social do Rotary é enorme porque ele está sempre ao lado de quem precisa e se faz presente aonde o Estado não chega ou não atende satisfatoriamente o cidadão”.